Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dinheiro fácil: o canto da sereia

O mundo contemporâneo é marcado essencialmente pela modificação meteórica de parâmetros de qualquer seara da experiência humana, seja ela pessoal; política, tecnológica, familiar, jurídica e, sobretudo econômica. Em razão desse enunciado e de seus efeitos diversos nas interações sociais, levando em conta estratos econômicos, existem pessoas cuja sujeição a golpes atinentes a propostas de melhora da qualidade de vida denotam notoriedade. Essas práticas opróbrias tornaram-se comuns e seu alcance tem registrado um ritmo de expansão mais diversificado por intermédio da democratização da informação no espaço virtual.



O ser humano pode ser descrito academicamente por perspectivas distintas, que pormenorizam investigações científicas que observam desde os aspectos biológicos mais notáveis e/ou capciosos, até suas estruturas metafísicas que compõem seu caráter, personalidade, vícios, habilidades etc. Contudo, ainda que não haja uma prévia angariação dos itens elencados anteriormente, é possível reconhecer a tendência do homem a enveredar-se pelos caminhos de praticidade conveniente sempre que este está ao seu alcance. Ainda que o medo represente alegoricamente um fator de proteção que o priva de situações arriscadas, o homem ainda não aprendeu a reconhecer a posteridade do mal que as oportunidades fáceis, únicas, e aparentemente promissoras trazem consigo.



A felicidade notoriamente é o fim último de cada pessoa, revela em cada ente a vitalidade em suas ações e uma condição físico-psicológica revigorante. É a força motriz a conduzir o homem em direção a um bem comum e, porventura, não existe outro instituto subjetivo tão obstinado quanto à felicidade. Tudo emana e finda nela. O que faz cada ser humano feliz não se reduz a uma estatística, contudo, é fato que o gozo de plenas condições financeiras suplementa e em alguns casos, viabiliza o “ser feliz”. É sobre os trilhos que norteiam o homem rumo à felicidade que se escondem os enunciados ardilosos propondo passos largos para chegar ao fim da linha. Neste momento o risco é iminente e imanentemente hediondo em si mesmo, neste momento os trilhos podem manter-se firmes ao solo ou desfragmentar-se, trecho por trecho.

O não aproveitamento de oportunidades saudáveis como os estudos, o envolvimento com drogas, atividades ilegais, comportamentos autodestrutivos, podem exemplificar meios pelos quais é possível se perder; contudo, ainda existem aquelas razões nas quais as pessoas permitem ou são coagidas a destruir suas vidas nos mais diversos aspectos. Refiro-me às pessoas que por necessidade ou deslumbramento se esbarram com criminosos especializados representados legitimamente por empresas que induzem as pessoas a investir todo seu patrimônio no trabalho autônomo representado pela venda de produtos, sendo que, para tal, estas instituições utilizam de métodos agressivos para capturar mais um miserável para movimentar a máquina de dinheiro que foi construída com o suor alheio.


"O canto da sereia"


Não existem decisões fáceis, a vida por si só, independente de dinheiro, tende a não ser facilitada. Outrossim, encaminhar-se, construir uma carreira profissional e coadunar ao sucesso na vida pessoal também não é. As empresas mencionadas costumam usar das duas razões anteriores para construir suas lentes de aumento ignominiosas e mostrar o quanto a vida pode ser melhor e mais fácil sem que seja necessário fazer o esforço de tolerar um chefe, manter horários, administrar vencimentos. Em outras palavras: as flores da estação são as promessas de uma vida permeada de sucesso, estabilidade, alegria e segurança. A problemática dessas propostas ordinariamente configura os denominados Esquemas de Pirâmide, que, porventura, são considerados ilegais; ou, apesar de remeter-se à legalidade, o sistema de vendas aos moldes do Marketing Multinível.
Existe uma disparidade colossal entre as promessas feitas pelas empresas calcadas no sistema de Markenting Multinível e os seus efeitos mais prováveis e comuns. O recrutamento geralmente inicia-se por meio de uma palestra ministrada por participantes da empresa, sempre bem vestidos, sorridentes, bem dispostos – todos inexoravelmente perfeitos e saudáveis. Os anúncios para participar destas reuniões nem sempre são explícitos, pois, estas empresas costumam publicar nos classificados dos jornais populares informações rasas concernentes à seleção de emprego relacionado à área de vendas, enquanto, na verdade, o que ocorre é a apresentação do produto comercializado e da proposta de associação com a empresa. O Marketing Multinível pode facilmente confundir-se com a prática dos Esquemas de Pirâmide, o que não gera espanto, até porque existem empresas que escamoteiam os Esquemas de Pirâmide na superficialidade legal de uma suposta aplicação do Marketing Multinível.

5 passos para o sucesso com a Empresa Forever
É preciso dar atenção a este problema, visto que há muitas pessoas que se iludem em sonhos felizes de riqueza e terminam por perder todo seu patrimônio. Ademais, outra prática comum dessas instituições é o incentivo para que um indivíduo encaminhe mais uma pessoa para a rede de negócios da empresa, mais gente pagando para trabalhar também significa mais dinheiro. Entenda o quanto antes, se uma empresa é tão boa a ponto de patrocinar o ápice do bem estar para todos os seus colaboradores, existiria barreiras gigantescas ao redor dela e provavelmente poucos poderiam ingressar numa carreira profissional, salvo na efetuação de seleções especializadas, concursos etc. O que mantém a vitalidade da empresa é o lucro. Não se permita ouvir o canto da sereia que encaminha rumo ao abismo de investimentos múltiplos em dias de muita frustração para o dia seguinte. Estabelecer o foco de nossos diversos objetivos é um bom ponto de partida para não se deixar ludibriar pelas palavras inócuas, pelos depoimentos vibrantes e por todo formalismo teórico e pragmático que o mercado vai utilizar para usá-lo como uma ferramenta de propulsão – para alavancar lucros e nada mais. 


ESQUEMAS DE PIRÂMIDE, ENTÃO COMO FUNCIONA CLICANDO AQUI.


A saber, a hostilidade do mercado de trabalho coadunada com o terror do desemprego e de todas as mazelas que deles surgem, suscita na criação desses predadores pecuniários celestes cheios de trejeitos requintados e imponentes. Escape. Corra. Não se permita adentrar nesse mar de falácias eivado de desonestidade e exploração. Eike Batista é um só, uma exceção. Mantenha os olhos abertos, pois os lobos do homem estão por aí na espreita a te esperar.




Por Marcos Araújo

8 comentários:

  1. Ao contrario do meu blog, o seu faz sentido. Vlw pelo comentario. Bjim.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante vc tocar no assunto que um monte de gente cai essas pramides são na realidade exploradoras e dinheiro dos troxas que inventam de entrar nesse jogo

    ResponderExcluir
  3. É realmente notória a ingenuidade de algumas pessoas. Não existe dinheiro fácil. O que existe é o dinheiro conquistado, construído, merecido com o trabalho. Para acumular dinheiro, basta gastar menos do que ganha. A matemática não é complexa. Mas as pessoas não sabem matemática, aí fica complexo pra elas...

    ResponderExcluir
  4. A maioria das pessoas busca o caminho mais curto para a felicidade - felicidade que se trata de bens materiais, que seja. Talvez seja um conceito falso aquele que diz que o que é conquistado com muito esforço vale mais a pena, pois não duvidaria da real felicidade de alguém que ganhe na loteria. Contudo, aquele que atinge a riqueza com tamanha facilidade é apenas uma exceção para confirmar a regra - para se obter o sucesso é necessário muito suor próprio (apesar de muitos tentarem excluir o "próprio"). Essa busca leva-os para esse tipo de cilada, das quais poderiam evitar raciocinando um pouco.
    De qualquer forma, eu posso estar sendo ingênua, porém eu ainda acredito que o que é conquistado com muito esforço vale mais a pena.

    * Esse texto lembrou-me da música "Outras Frequências" dos Engenheiros do Hawaii.

    Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.
    O caminho mais curto, produto que rende mais.
    Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.
    Um tiro certeiro, modelo que vende mais.
    (...)
    Mas nós vibramos em outra frequência,
    sabemos que não é bem assim.
    Se fosse fácil achar o caminho das pedras,
    tantas pedras no caminho não seria ruim

    ResponderExcluir
  5. Sobre: http://enfimsoltos.blogspot.com/2011/02/quanto-vale-vida.html?showComment=1297827538910#c1334390731149553262

    Acredito que não tenha compreendido, por culpa da falta de clareza de minhas palavras, o que eu realmente quis dizer. Eu também não sei o que é estar vivo sem esses sentimentos e creio que muitos não o sabem - senão todos. A base de meu texto foi apenas o fato de que algumas pessoas não dão a devida importância àquilo que sentem e desejam (não impus o que elas deveriam sentir, cada qual deseja o que lhe convém), essas pessoas a que me refiro vivem pela ideologia de nossa sociedade e somente por isso. Seguem os preceitos e, muitas vezes, enganam a si próprias. A liberdade que falo, da qual sinto que possuo, é a de observar tudo como se estivesse em outro patamar, não por ser melhor, somente por conseguir refletir sobre aquilo que importa à minha consciência, sem me preocupar tanto com o que já foi imposto há muito por pessoas que nem conheci, por ideais que no fundo sequer são meus. E, na minha opinião, viver dessa forma, fazendo o que lhe é coagido pela parte dominante de forma dissimuladamente branda (arrumar um emprego que não lhe agrada e perder suas horas; permanecer em um casamento envolto por mentiras, e muitas outras coisas "comuns e aceitáveis" para agradar alguém que não você), levar essa vidinha sem buscar o que realmente lhe faz feliz no mais profundo de seu intrínseco, isso pra mim não é viver, não em todo o sentido de "viver".

    OBS: Só pra discutir um pouco sobre filosofia, rs.

    ResponderExcluir
  6. Qualquer coisa parece mais fácil do que conquistar. Pra que a conquista se fulano conseguiu rios de dinheiro sem uma mera faculdade? Claro, tudo parece mais fácil e qual é o ser humano que não é atraído pela facilidade? E a alegria da conquista?

    ResponderExcluir
  7. Esses negocio de piramides ai já me convidaram pra entrar em varias, mas nunca fui besta o suficiente pra cai não X)
    Se eu vou trabalhar pra da % do dinheiro pra outro crio meu negocio e pronto :/

    Realmente muitas pessoas quando houvem falar "dinheiro facil" se joga com tudo sem pensar nas possiveis consequencias que poderam vir a tona :/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu texto. Ainda tem burros que caem nessa.. Mas um dia isso vai acabar xD

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/