Seguidores

domingo, 19 de dezembro de 2010

Tributo a Saul Barbosa

No dia 15 de setembro de 2010 a música popular brasileira perdeu Saul Barbosa, compositor e precursor de diversos artistas baianos cujas músicas eram de sua autoria, dentre eles, Daniela Mercury, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Márcia Short, Elba Ramalho. Saul sofria de insuficiência renal, além do tratamento que já se prolongava por nove anos, ele mantinha-se ocupado e reafirmava uma das razões de estar vivo com o que lhe dava mais prazer: a música. Após 90 dias de internamento em razão dos problemas de saúde pelos quais lutava, Saul Barbosa faleceu e deixou um legado musical extenso no cenário musical baiano, contando com seus cinco álbuns lançados.
Sob a direção artística de Val Macambira, direção de palco de Nelson Nunes, e a direção musical de Luciano Calazans construiu-se o Tributo que daria destaque à produção musical de Saul Barbosa.A princípio o planejamento apontava que o evento ocorreria no dia 01 de dezembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves; contudo, não houve apoio financeiro e institucional para a promoção do evento.Deste modo a saída coube ao adiamento, com previsão para solução dos problemas em questão até o mês de janeiro.Dentre os músicos cotados para participar do tributo estavam Elba Ramalho, Margareth Menezes, Jammil, Márcia Short, Gerônimo, Ricardo Chaves, Carla Cristina, Roberto Mendes, Val Macambira, Jorge Portugal, Laurinha e Zelito Val Macambira.
Com uma ligeira alteração na lista de participações confirmadas, o Tributo que seria introduzido pela companhia de dança de Nena Barbosa, filha de Saul, o evento ocorreu no dia 19 de dezembro no Parque da Cidade.A entrada era garantida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível cujo destino cabia a creches e instituições de caridade.Com a exceção da banda Jamil, que não compareceria mais , foi confirmado a presença de Adelmo Casé, Jatobá, Xangai e Jau.
As problemáticas para a construção da homenagem dedicada a Saul Barbosa não se limitaram a falta de apoios. O Corpo de Baile, grupo de dança que faria a abertura do tributo não se apresentou, em seguida Val Macambira trouxe para ao público outra notícia desconfortante para os que estavam ávidos pela celebração da música de Saul, Margareth Menezes e Elba Ramalho não iriam mais participar, pois, haviam perdido o vôo. Jau não apareceu, ninguém viu Ricardo Chaves, Adelmo Casé também não marcou presença. De todo modo, os demais artistas proporcionaram boa música e alegria para os espectadores que se agitaram com os imprevistos desagradáveis.
O tributo durou uma hora e meia, com destaque para as apresentações de Tonho Matéria, Márcia Short. Gerônimo e Carla Cristina. O público interagiu com a música de Saul, dançou, pediu bis e no final, quando todos os artistas participantes reuniram-se para cantar “Menino do Pelô”, inconformados com a ausência dos outros artistas, o clima de descontração encerrou-se em vaias da platéia e constrangimento. As pessoas protestaram contra uma suposta falta de compromisso dos músicos que não compareceram, por isso, o evento que já não havia iniciado com plenitude, encerrou-se de um modo potencialmente constrangedor. Salve a música popular brasileira, salve Saul Barbosa, mas numa hora dessas qualquer homenageado se rebateria no túmulo com tamanha confusão.


Por Marcos Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/