Seguidores

sábado, 2 de outubro de 2010

Vida de gado, povo marcado, povo feliz (sic)

Amanhã é dia de votar – vote consciente – tentei me convencer dessa possibilidade ante o espelho, por algum motivo não foi possível a chegar a conclusões tão animadoras, mas cada um deve ter feito essa inferência visto que estamos compartilhando a mesma injeção letal política de mãos dadas, mas com os olhos voltados apenas para nosso umbigo. Talvez minhas dúvidas hoje sejam tão comuns quanto a todas as eleições anteriores e ou que virão; contudo, o horário nobre acentua as mazelas de seus matizes ignominiosos com as propagandas eleitorais; os escândalos atentando não só contra candidaturas, mas contra a família brasileira e nessas horas eu me pergunto onde ela se encaixa na letra e melodia do nosso Hino Nacional, majestosa construção utópica, idealista, digna de outro país que não se compare a esse; vejo a volubilidade atroz que acomete as alianças, ora fabricadas, ora desconstituídas e o povo se balança no meio desse mal súbito ao som do axé, enquanto a elite brasileira regozija-se na bossa com um belo vinho italiano e sorri para o fotógrafo, ensejando uma aparição em alguma coluna social no dia seguinte – que contradição mais descabida – social nesse (a) caso é o mais puro e requintado tipo de humor negro que existe.
Não esperem que o salário suba para seiscentos reais, dois mil, ou se assim pensarem, aguarde o terror iminente da inflação; não acredite que a reforma agrária logo agora atinja um espectro inimaginável como num passe de mágica, seria um efeito especial digno de Hollywood; nada será como foi, desde que o mundo é mundo nas condições mais desfavoráveis de vida é no curso das mudanças que as circunstâncias se definem, note-se a partir disso a importância de pôr as impassibilidades em dúvida, seu mundo não vai mudar amanhã (pois há quem acredite), inclui-se nele o transporte público, a saúde, a segurança da sociedade civil, a educação e por falar nela, foi sobre essa base que a Coréia do Norte salvou-se do caos, educar é gerar uma sociedade mais esclarecida, capaz de pensar por si só sem manter o ciclo vicioso condicionando rebanhos de gente e se são rebanhos, automaticamente perde-se o propósito de ser humano, racional, pois o animal não reconhece a linguagem, assimila apenas os índices, ele preserva sua espécie como a si mesmo através de defesas peculiares e mecanismos comuns de sobrevivência, como formigas que carregam folhas muito mais pesadas que o seu corpo com o escopo de permanecerem vivas durante o inverno.Há quem viva no alto da ignorância e comodidade, ostentando suas "bolsas x-tudo" de miséria, que por sua vez é o pão, circo e ópio do povo.
Amanhã, acorde certo do que pretende fazer pelo futuro do seu país, pelo menos em tese, não vote nos fichas sujas, não venda o seu direito de ser cidadão em troca de favores, o bem comum que tanto é mitigado por quem tem poder precisa ascender em nossa sociedade, daí quem sabe as pessoas quebrem seus rituais de resignação social e saíam do coma contra todo e qualquer assunto que exija senso crítico.Se você, caro leitor, não vê necessidade de pensar nessas questões pelo fato da política ser “chata, suja e desinteressante”, acredite em mim, quem escondeu dinheiro na cueca ou sonegou impostos pago por você ou por seus pais, não pensa dessa forma, aliás, quem criou essa ideologia tão grotesca sabia bem o que estava fazendo e qual seria o feedback.

6 comentários:

  1. Amanhã vai ser um dia importante para a nação brasileira. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. to desanimado porque os que não tem ficha suja é questão de tempo :(

    ResponderExcluir
  3. Muito bom teu texto! Consciência é tudo, pena que muitos brasileiros (a grande maioria né, pfff) não vote consciente. Depois, ainda reclama de quão mal o país vai.

    ResponderExcluir
  4. "Mermão", o negócio é fazer a nossa parte. Eu sou do pensameeto de que nunca vai existir na Terra um homem que governe do jeito que a coletividade realmente precisa e merece, sacou?
    Mas a gente pode dar um voto de confiança nos menos piores, nos q PARECEM realmente se importar em fazer algo mudar p/ melhor e td mais.
    Amanhã vou lá exercer um direito que me é obrigatório (veja que ironia). Talvez se eu não fosse obrigada tivesse ainda mais prazer em votar...

    ResponderExcluir
  5. É muito importante votarmos certos que do estamos fazendo. Não adianta apenas reclamar dos políticos, se nós, que reclamos, votamos fascinados. O senso crítico é absolutamente importante, ir além do básico que vemos na televisão e ouvimos em campanha, pois a verdade é, que essas publicidades não nos dizem nada ao certo. Ir muito além disso, é o que precisamos. E não nos deixar fascinar, não bancarmos os ignorantes e fazer valer nossa luta pelo direito do voto, só assim mudaresmos o Brasil

    ResponderExcluir
  6. E após as eleições, vemos que algumas pessoas não souberam votar consciente e elegeram pessoas que tornaram o Planalto mais circense do que já é... ¬¬"

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/