Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Diz que deu, diz que dá, diz que Deus dará"



Ei, pense rápido, em qual Brasil você habita?Digo-lhe, o meu não lê, as famílias quase em sua totalidade entronizam o controle remoto e as redes sociais da internet (mais comuns aos jovens), ao invés de legitimar um hábito tão construtivo que caracteriza a leitura. Costumo aludir que essa circunstância não é inata, não nasceu com “A” ou “B”, pendendo da etnia, classe social, credo, estas são variáveis de relevância até certo ponto; todavia, é a educação doméstica que possui a função mister e diretiva.A classe média e a classe média alta, são estratificações sociais cujos componentes tendem a reconhecer a importância da educação na formação da cidadania, o enviesamento desta máxima nota-se na classe baixa, por vezes faltam recursos e sobra  interesse, em outros casos à falta de informação e à resignação de uma vida miserável e pestilenta, mitiga os valores advindos da formação educacional.
Certamente os leitores já ouviram que a escola pública já funcionou, alguns podem até ter vivido essa época, mas o que a difere do ensino público atual?Antes de tudo, devo dizer que existia um teste denominado “Exame de Admissão ao ginásio” que se interpunha entre a escola primária e o ginásio, era uma espécie de vestibular temido pelos pais e pelos alunos, que geralmente tinham de 10 a 13 anos, os que não lograssem êxito teriam de retornar à escola primária por mais um ano, note-se que essa medida não era bem vista pelo corpo docente das instituições, assim como as Universidades particulares que conhecemos, às instituições de ensino privado facilitavam o exame de admissão em troca de gordas mensalidades. Agora vamos fazer uma rápida abstração, caro leitor; dois ingleses desembarcam nas Treze Colônias e ambos disputarão uma corrida para alcançar o melhor lote de terra visível, um deles montado num alazão corpulento, sagaz, o outro se sustentando duvidosamente sobre um cavalo magro, cansado e arrastando uma carroça velha, pela luz da lógica e do bom senso quem chegaria primeiro?Portanto, não se faz necessário ditar com todas as letras quem chegava à sala de aula do colégio público.

Eis que quando o Exame de Admissão ao Ginásio acabou, o povo celebrava a festa democrática do país, leia-se “pobres”. A classe dominante majoritariamente esgueirava-se sobre os próprios calcanhares e migrava para as instituições privadas, bem sabemos que nas sociedades onde o status e os papéis são demasiadamente distintos por razões sócio-econômicas, culturais; não há mistura, não há meio termo, do contrário, existe um Muro de Berlin em cada espaço social, de um lado o joio, noutro o trigo.Contraditório, assim eu avalio, mas se a porta das escolas estavam abertas para todos, ela nunca havia encontrado-se tão vazia, o agregado social intelectualizado e educado para questionar as mazelas do sistema governamental havia se dissipado, finalmente os governantes e magnatas brasileiros inferiram que essa nova escola de comuna, ao alcance de todos, não serviria mais aos propósitos delineados por eles.Desde então, assistimos a decadência que avança em progressão geométrica no ensino público do país, os governantes, ministros, diretores, professores etc. gozam da fartura da máquina pública(considere os nuances hierárquicos) e forjam o nascimento de milhões de formandos por ano, desprovidos de valores políticos, didáticos, intelectuais(segue uma lista infindável).Em todos os períodos de eleição as propostas e controvérsias quanto à educação, reviram o cenário hostil dos debates políticos; contudo, não chegam às salas de aula e ainda que cheguem, não são adotadas.Nossos jovens foram adestrados, eles não ligam se os Maias têm razão quanto a 2012, não conhecem o que faz cada parlamentar na sociedade,não sabem seus direitos, eles apenas não ligam, são devidamente produzidos para não ligar. 


"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade"
Emmanuel Kant


Essa geração, que deu origem a outra e mais outra, cada vez mais cedo, diga-se de passagem, é a mesma que tantas vezes despreza a leitura, o conhecimento.Há os que tentam usar às poucas ferramentas que dispõem na intenção de modificar suas respectivas realidades desalentadoras, dentre eles, há os que fingem compartilhar do mesmo objetivo, são os estudantes que encontramos todo o tempo do lado de fora dos portões, para estes a melhor aula não é do professor mais conceituado, responsável e fiel aos seus princípios; é a aula vaga.Deles há  um voto garantido dos candidatos lazarentos, ignominiosos, contraditórios; àqueles que pulam de partido em partido procurando qual se adequa com mais consonância à seus interesses particulares.
Acredito que Monteiro Lobato deve se debater em seu leito de morte freneticamente, se ele via um país construindo-se com “homens e livros”, tudo o que temos são marionetes vendadas em fila indiana, todas guiadas para a câmara de gás construída por elas mesmas, esta não precisa de senha, ao contrário dos hospitais, ali há vaga para todo mundo.

15 comentários:

  1. o hábito da leitura tem se perdido, embora que com a internet seja possível ampliar a leitura as pessoas ficam presas às futilidades e acabam absorvendo apenas informações vagas, esquecendo-se da essência.

    ResponderExcluir
  2. Faço letras e dou aula. Estou cada vez aterrorizado com o estado das pessoas. Tive que sorrir (infelizmente) com a 'camera de gás'.

    Grande abraço. ótimo blog!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, nossos jovens têm perdido o hábito da leitura, fundamental para a construção de ideias, para o diálogo e para a produção de textos (quaisquer que for). É aterrorizante a realidade, mas ela está dada!

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso; os governantes não investem na educação porque é muito cômodo para eles que as coisas permaneçam dessa maneira. Pessoas se formando ignorantes. Reclamam sem conseguir, ao menos, se expressar corretamente; sem nem sequer entender o que acontece. Pessoas desprovidas de conhecimento e de vontade. Investir na educação é passado, já era; o negócio é investir na mídia, alienar. E a situação não irá o mudar com a mudança de um politico, a quanto tempo esperamos por isso? O Brasil irá mudar com a mudança de pensamento do povo! Como isso vai acontecer? Não faço a menor ideia; mas não perco a esperança. O futuro bom virá, o tempo mostrará.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, as pessoas (principalmente os jovens) nao leem, e tem pessima desenvoltura pra leitura. É bom saber que voce tem essa "visão" gente assim pode ainda construir um futuro pra essa população.
    O seu texto está perfeito, voce escreve muito bem, adorei o blog!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  6. É verdade que os jovens brasileiros possuem cada vez menos conhecimento útil.
    O que é passado nas escolas muitas vezes é insuficiente, e o que percebo principalmente em escolas públicas é um foco muito grande em assuntos como educação sexual.
    Isso éum fator fundamental de ser estudado emsala de aula, mas já vi casos de professores passarem o ano todo falando sobre esse assunto.
    O mesmo ocorre nas faculdades. O mercado exige profissionais qualificados, mas que no exercício da profissão, se mostram mais desinteressados do que a galera do fundão. E pra esconder sua irresponsabilidade, culpam a instituição, os alunos e o governo.
    Este último acho justo. O governo vem sendo medíocre com a educação. O brasil precisa é de base. Base sólida.

    http://blogdolenivaldo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A maioria perde o hábito da leitura,porém,existem alguns que estão ganhando esse hábito também.A questão é,a situação está precária e motivos para não seguir o caminho dos estudos é grande,porém,cada pessoa precisa criar dentro de si uma vontade própria.
    Claro,o país tem participação essencial nesse processo,porém,se ele não está incentivando cabe a cada um se auto-incentivar.E ao invés de esperar uma mudança nos outros,criar uma mudança em si mesmo.É eficaz.
    Beijão.
    http://seilaasvezesirrita.blogspot.com/2010/10/me-diga-eu-te-amo-com-os-olhos.html

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que escreveu, e algumas coisas, ainda tenho que pensar sobre... muito bom, muito bom!
    Escreves muito bem... parabens!

    ResponderExcluir
  9. Não dá para entender como algumas coisas ainda são escritas. Seu texto é ótimo, ligado à algumas canções brasileiras.
    Bem sacado.

    ResponderExcluir
  10. o habito de leitura esta c acabando...infelizmente...
    abçs

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Bacana o post. Layout sensacional. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. aah se as pessoas lessem mais, escrevessem mais .. ao invés de ficarem plantados em frente a tv ¬ muito bom seu texto .

    ResponderExcluir
  13. Parabéns cara pelo seu blog, tu escreve muito bem...
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  14. É, infelizmente é essa a situação da escola pública hoje. Eu sempre estudei em escola pública e posso dizer que o ensino não é dos melhores. Acredito, ainda, que o meio é fator determinante do indivíduo formado por ele. Uma vez eu ganhei um prêmio, simbólico, de melhor aluno. Mas no momento da premiação eu percebi que meu sucesso não se deveu aquela escola, e sim à minha família (lê-se Mãe), que sabe o valor do estudo e que lutou durante toda a minha infância e mesmo contra minha vontade pra que eu estudasse. Tanto que dois anos depois minha irmã ganhou o mesmo prêmio.
    Mas o que eu quero dizer com isso é que, pra muitas pessoas que não tem a mãe que eu tenho, a escola pública é só um lugar chato e pra encontrar alguns amigos e etc.
    Acho que a educação brasileira só muda quando mudar o salário dos professores e, por consequência, sua qualificação. Acho que meu comentário já virou quase um texto. Ótimo trabalho, Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ah, concordo com o comentário da Pâmela. A mídia atual me cansa, o jornal nacional já não é tão bom, revistas como a veja viraram quase um panfleto comercial. Acho que a forma mais livre de se dar opiniões hoje em dia é esse aqui, o blogger. :D

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/