Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Qual o preço de queimar o closet?




A COMPRA Proponho antes de mais nada uma situação hipotética para você, caro leitor, quanto vale sua liberdade?O que financiaria a limitação da sua livre escolha de “ir e vir”?Qual convenção social ou bem material que supriria a sua necessidade de ser feliz, chorar, trabalhar, mudar de opinião, ou seja, o que paga o modo como tem lidado com sua personalidade e como ela se projeta nos ambientes em que vive?Seria lamentável vender um sonho, abdicar do riso e do pranto que são parte dos nossos momentos, e a vida nada mais é do que o conjunto incomensurável de todos eles, de uma imprevisibilidade eminente até nossos últimos dias, é o tempo despendido com cada um independente de sua natureza.
Certa vez ouvi dos populares que para um homem assumir sua homossexualidade diante da família, não podia ter coragem apenas, mas ser macho muito além de tantos outros ditos machos por aí, ao menos os que se preocupam em demonstrar masculinidade em manifestações de atitudes grosseiras, violentas e irracionais.Limitando-se a nós, brasileiros, cuja homossexualidade é culturalmente ligada a premissas jocosas, é de extrema importância o entendimento e compreensão da família¬—porto seguro costumeiro de todo ser humano— acredito que somente a partir desse diálogo é possível saborear amargamente ou não o peso magnético da liberdade, da responsabilidade de ser o que é e não hesitar em aperfeiçoa-se enquanto ser, esse é um momento de cisão com todas as mentirinhas obrigatórias, as desconfianças mútuas, a angústia, as acusações.Há casos e casos, famílias e famílias, portanto seria um erro esperar que todas as pessoas tomassem atitudes gerenciadas pelas mesmas regras, há muitos homens e mulheres vivendo no escuro, na sombra da própria natureza, alguns por ignorância, outros por falta de escolhas; o que parece contraditório se levar em consideração nossa liberdade e capacidade de pensar por si só, o princípio da igualdade pode se operar mesmo num grupo pequeno através do confronto, com o espelho e posteriormente com o mundo, esse é um caso particular de posse passível a cobranças por um valor inato que não deve ser comprado, paradoxalmente se assumir é a compra da liberdade que freqüentemente outrem julga e limita.

O CUSTO – A verdade pode se confundir com o caos dependendo de qual seja e quem afeta, saiba que para seu pais e alguns amigos, saber que você é homossexual se enquadra nesse perfil. É fato que muitas pessoas preferem guardar suas conclusões para si e observar o mundo ao redor pela ótica mais conveniente, o que é muito comum nas famílias que ignoram os sinais de que seu filho(a) pode ser gay, expondo-o a situações embaraçosas podendo se manifestar inconscientemente.Apesar do maior problema estar justamente dentro de casa, no cerne da família, é na rua, interagindo num círculo social que as sanções dos moralistas de araque se consolidam, alguns evangélicos vão dizer que você transgride a ordem natural da existência, Deus vai passar a te odiar, será tomado(a) como laboratório experimental do bullying, algumas pessoas que compunham seu grupo de “ amigos” vão se afastar, por ignorância ou completa estupidez; você vai lidar com olhares repreensivos e terá de se esforçar muito além daqueles que não sofrem discriminações similares para elevar sua estima, provar do seu valor, mostrar para a orbe que o gay é tão capaz quanto o hétero, o negro, o judeu, a mulher,o obeso, o índio etc.
Nessa relação o “custo x benefício” contempla sua identidade, pois apesar de sofrer as mazelas de uma cultura homofóbica, não é mais necessário viver na incerteza e no martírio que é esconder-se de tudo, todos e não menos importante, de si.

O TROCO Eis a última parte, o quadro branco deste escrito. Não o considere vazio; livre de assertivas coerentes, o século XXI vive profundas transformações em boa parte da população mundial, lenta; contudo, operante.Para se tornar um grande burguês da Revolução industrial, o servo feudal(mais tarde pequeno artesão, banqueiro) foi explorado abusivamente pelos nobres aristocratas e condicionado pela Igreja, para que a mulher lograsse êxito na vida profissional em cargos de alta patente como tem ocorrido, existiu aquela outra antiquada de anágua, doutrinada para servir ao marido, gerar e cuidar dos filhos como mera reprodutora.O ciclo é necessário, as ciências humanas são capazes de provar esse movimento ininterrupto gerindo as sociedades dos tempos mais remotos. Observe que as relações estão ficando cada vez mais estreitas; o acesso à informação tem transformado o olhar das pessoas sobre as instituições, as coisas, as outras pessoas; leitores, pratiquem o exercício de olhar ao redor. Antes de finalizar, devo elucidar que já não há como nutrir a política do “oprimido de hoje, opressor do amanhã”, a comunidade gay tem/terá sua vez de modificar o rumo de sua existência na sociedade, sobretudo no Brasil, país cuja mistura de raças, credos e dialetos se verificam com rigor; contudo, os embaraços acerca do preconceito são tão presentes, bem como aparentemente indissolúveis; repito, aparentemente.


Links Relacionados:




18 comentários:

  1. Tem que ser muito homem mesmo pra assumir uma homossexualidade, hoje em dia. Esse preconceito acaba, realmente, oprimindo muita gente de ser o que é. A sociedade e sua mania de julgar, julgam a todo momento. Isso é angustiante. Isso atrapalha muitos na hora de serem o que são. Esse medo de sermos julgados pelos outros, pelo senso comum, abaca nos fazendo viver fora da nossa natureza, nos faz fugir da nossa essência. Bom seria se as pessoas parassem de julgar, se nós começassemos a fazer o que nos faz bem, sem se preocupar com o "certo" e o "errado", porque isso foi o que nos foi imposto. E se o que nos foi imposto não nos faz bem, não deve ser "certo". Liberdade pra sermos o que somos, é o que queremos. Abaixo a qualquer tipo de julgamentos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Será que o amor de uma mãe para com seu filho deixaria de existir por ele ser "diferente"? Homossexualismo não é doença. Para queimar as más línguas preconceituosas é preciso se dar o respeito. Em todo o mundo, gay é sinônimo de drogas, profanação, "barraco", entre outras coisas. Há, por grande parte da sociedade homossexual, uma violação dos padrões de vida exigidos pela, digamos, classe dominante, porém existem aqueles que sabem lutar politicamente pelos seus direitos em uma nação livre e supostamente democrática. Todo ser humanos tem o "livre-arbítrio" de tomar suas próprias decisões, ter uma vida infeliz rodeada de mentiras ou ser realmente "livre" e feliz junto das pessoas que realmente o amam.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia, essas coisas são tensas, mas acho que antigamente ainda era mais.

    Acredito que daqui a alguns anos teremos que fazer a "Parada Hetera"

    ResponderExcluir
  5. EStá aí uma reflexão bem interessante e atual!
    Não consigo entender esta mania de criticar umaa pessoa pela opção sexual dela... O homosexualismo dentro da família ainda creio que seja o ponto mais delicado... a compreensão da situação, a aceitação, o amor... Tudo isto é influenciado e interligado...
    Vi um filme na TV sobre o tema bem interessante - baseado em fatos reais - Rezando por Bobby (Orações por Bobby)
    Indico.
    ;D

    ResponderExcluir
  6. Vivemos em uma sociedade paradigmática, onde as pessoas demasiadamente se preocupam com a opinião e o jugo alheio. E não poderia ser diferente quando tratamos da sexualidade, muitos dizem aceitar quando na realidade buscam ocultar seus verdadeiros sentimentos. O preconceito é algo torpe que só traz atraso para as pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do seu texto...um assunto atual que afeta toda uma sociedade. Parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu texto..

    Sem duvida a homossexualiDADE está aos poucos ganhando espaço.. mais respeito..

    o que eu acho mais doloroso é a pessoa encarar como doença.. como pecado.. fazem os proprios homossexuais acreditarem nisso..

    ResponderExcluir
  9. Tipo, encaram como "pecado", porque segundo a Bíblia é pecado sim!

    Porém, acho muito errado, mas muito errado MESMO, julgar um homossexual por o ser, até porque, na mesma Bíblia, também diz que é pecado :)

    ResponderExcluir
  10. O povo nem lê e vem falar do layout. TSC TSC TSC

    ResponderExcluir
  11. Acho que hoje em dia a homossexualidade está sendo mais aceita, porque estão criando leis contra os preconceitos , os casamentos estão sendo liberados , está se falando mais sobre isso, intão vai começando a fixar essa ideia nas pessoas . Eu já li uma reportagem falando até que a homossexualidade é o sexo do futuro. Bom acho que não podemos julgar mesmo ninguem , a vida não precisa de juizes né, acho que a parada é respeitar, tentar intender e discutir ideias como estamos fazendo aqui! Sucesso ;* otimo blog

    ResponderExcluir
  12. Não Homofobia mesmo.
    Eu não sei se agiria normal perante essa situação, acho que sim. Pq não tem nada de errado. E sempre acheis os gays pessoas maravilhosas. Sempre simpáticos e de bem com a vida. Ultimamente tenho achado muito adolescente se declarando gay ou bi. Acho isso estranho, pq eles não tem uma idade certa para saber se são ou não... quer dizer, eles nunca experimentaram beijar um garoto sendo garoto, ou garota sendo garota. Então sei lá.
    Mas eu acho super normal gostar do mesmo sexo, infelizmente acontece que algumas pessoas são incapazes de aceitar isso achando ou que o filho vai passar muito sofrimento e olhares feios, vai ter mais dificuldades. E realmente vai, vivemos em um mundo preconceituoso. Mas foi a escolha dele, então aceite. Acho que essa coisa de achar estranho ter um filho homossexual, vem mais por parte do pai, que sempre que teve um filho esperava que ele gostasse de futebol, gritasse merda junto com ele, essas coisas. Coisas de pai e filho, e então ele percebe que não será mais assim. E a mãe, bom, fica assustada no inicio, mas acho que consegue entender o filho. Se todos parassem, sentassem e conversassem, chegariam a uma conclusão certa. Não a um quase tiroteio para discutir algo que não levaria a lugar nenhum. Enfim, gostei da postagem, (como pôde ver pelo comentário.) e não consigo chegar a uma resposta exata do pq esse preconceito todo acontece. Talvez pq a igreja diga que isso é errado, a religião também implica muito nesse assunto. É incrível. Mas enfim, isso nunca vai acabar. O preconceito, quero dizer, mas acho que já vem diminuindo. Os homossexuais tem mostrado sua voz, tem pedido seus direitos. Eles estão lutando por uma sociedade que os aceite. E acho isso digno!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que mesmo que alguém não goste de tal comportamento, o respeito pelo outro tem de vir acima de tudo. Não acho que seja uma tendência "nova" ao homossexualismo, que é algo antiquíssimo. Nossa sociedade caminha a passos lentos para uma verdadeira democracia, mas cada um tem de hastear sua bandeira.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do tema abordado, e acho justo pois merece mesmo ser discutido. O nosso país ainda é muito hipócrita, tem aquela famosa aceitação, enquando não vem de dentro da sua familia... Porque quando isso acontece a história muda bastante, é "supostamente fácil aceitar" desde que seja longe a verdade é essa, ainda existem casos de pais que colocam filhos pra fora de casa e muitas outras coisas...

    ResponderExcluir
  15. então eu não entendi seu comentario no meu blog http://agbcinderela.blogspot.com
    eu coloquei
    "ELES NÃO ERAM GAY (olha o respeito)"
    pelo simplis fato que alguem poderia intitular eles assim
    eu sei la não tive nenhuma intenção de ofender qualquer um que fosse com o que disse muito menos meus deuses gregos do post
    moral: me explica o qui tu quis me dizer que eu não entendi

    ResponderExcluir
  16. Blog de bela estrutura e temas muito interessantes!

    ResponderExcluir
  17. Querido respondi seu comentário!!

    Misael Franco
    misael.franko@hotmail.com

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/