Seguidores

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Inteligência Emocional

Estruturar-se é uma aspiração comum entre todos os seres humanos, ao contrário da linha instintiva abordada por outros animais, os modos de estabelecer o nosso fulcro é que nos difere, uns encontram no conhecimento as ferramentas para ultrapassar os declives, outros adquirem uma formação básica e vendem trabalho; contudo, há os que transgridem as normas civis e morais de uma sociedade.Daniel Goleman, psicólogo e doutor pela Harvard traz matizes aferentes ao jogo de emoções e pensamentos quanto a sua relatividade no sentido finalístico; entretanto,paradoxalmente contínuo das nossas motivações particulares.
No livro “Inteligência Emocional”, ele aborda a resultante da conjugação entre razão e emoção, eliminando o antagonismo criado envolta dessa questão mantido pelo mau costume de pensar em racionalidade sempre como um extremo em relação a emoção.O leitor sente-se envolvido pelos diversos casos clínicos e hipotéticos apresentados no decorrer da páginas, Goleman ainda adota uma linguagem familiar para tornar a conclusão de pesquisas científicas voltadas para a dinâmica cerebral mais cognoscível e instigante;através das suas articulações é possível discutir e medir a importância do sistema límbico em nossa existência, ou seja, o “cérebro emocional”.
A evolução dos sistemas orgânicos, o que inclui o cérebro, promoveu alterações sucessivas nas constituições estratificadas desse órgão, permitindo que nossos antepassados armazenassem memórias capazes de afastá-los do perigo, de modo que garantiam a própria sobrevivência.Esse crescimento se deu de tal forma, que provavelmente na civilização contemporânea o descuido com esse emaranhado de informações um tanto desconhecidas pelos homens, gere o caos pelo não entendimento do próprio funcionamento da psique que é inerente a condição de ser humano, visto por exemplo nas tragédias oriundas de acessos de fúria.
Quantas vezes já estivemos sob uma situação de estresse, extrema tristeza ou até mesmo felicidade, sem encontrar nessas circunstâncias uma explicação palpável para identificar o que se altera de fato em nossa participação no ambiente que nos cerca?A partir da autoconsciênciao conhecimento conciso das próprias emoções—o autor ensina a lidar com as abstrações que nos movem diariamente, que nos motiva ou retrai, nos leva a trabalhar a forma como lidamos ou ocultamos o que pode ser captado pela nossa percepção.
Sem desprezar o papel racional, cientistas provaram que a maioria das ações pensadas manifestam-se inicialmente nas regiões do cérebro ligadas a emoção e posteriormente a razão. A intenção não é estabelecer uma relação de domínio entre elas, mas perceber que aí vive uma relação de simbiose, ninguém é tão racional para abdicar dos sentimentos e vice-versa.Sobre a questão do Q.I, Goleman afirma e traz consigo evidências que embasam seu discurso, que o consciente de inteligência não determina prosperidade; entretanto, a inteligência intrapessoalorganização dinâmica das próprias emoções com o escopo de administração da própria vida – pode representar um fator mais promissor quanto ao sucesso.
O desconhecimento da própria natureza psicológica pode render os homens às paixões, podendo levá-los a uma falta de avaliação generalizada cuja raiva lhe faz vítima, a depressão, a preocupação crônica levando a outras tantas sucessivamente. A válvula de escape quase sempre depende da forma que ele se posiciona diante dessas últimas, caso contrário a psicoterapia e auxílio farmacológico são alternativas de apoio suplementar. Inteligência emocional é mais que um livro, é uma nova forma de contrariar algumas perspectivas errôneas adotadas com o tempo, o rompimento com paradigmas estabelecidos pela lógica do cotidiano, a explicação para essa Lei de Talião que a gente estabelece com vigor na sala de aula, no ambiente de trabalho, em nossas casas, talvez até busque em nós valores inertes que se fazem presente, mas não operam em favor do entendimento, da sociabilidade entre nossos amigos, familiares e superiores. Deixo aqui a dica dessa leitura maravilhosa, portanto, deleitem-se.

13 comentários:

  1. Legal este post e muito informativo também...

    parabéns..

    sucesso aii.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica de livro... não sou muito interessado nesse tipo de leitura, mas para quem gosta deve ser uma boa né? =]

    ResponderExcluir
  3. 'O desconhecimento da própria natureza psicológica pode render os homens às paixões, podendo levá-los a uma falta de avaliação generalizada cuja raiva lhe faz vítima'

    Combina comigo, amigo.

    ResponderExcluir
  4. Cara acho que tudo na vida existe um equilíbrio!!
    pra mim é o equilíbrio que faz a vida rolar!!
    Entre o emocional e racional eu prefiro o racional com uma pitada de emoção!!

    ResponderExcluir
  5. otimo post pra comemorar o dia do psicologo. :) Vi seu blog pela comunidade do blogspot. bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom post
    nao gosto muito de ler mais pra quem gosta deve ser uma materia de mão cheia
    parabens pelo blog, é dificil achar blog criativos e educativos assim
    estou seguindo voce

    by:http://blolguei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa dica!
    Blog mto bom!
    Conteúdo é tudo!

    PArabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oii ja segui e adorei o blog segue o meu?
    www.hyagofantinel.blogspot.com.

    Valeu abraço.

    ResponderExcluir
  9. asério, pelo que vc contou, gostei muito...vou procurar saber

    ResponderExcluir
  10. Depois de ver seu comentário em meu blog resolvi passar aqui pra ler. Fiz bem, gostei deste post.
    O post em seu conteúdo geral é muito bom, mas o que mais me chamou atenção foi a parte referente ao QI, onde diz que a relação intrapessoal Conta muito. Já fiz teste de QI e deu um otimo resultado, mas sempre tive minhas duvidas se isso era suficiente. Abraços

    ResponderExcluir
  11. A inteligência emocional é um assunto que deve ser tratado com muito cuidado, pois é de subjetividade alta. É também algo dificil de ser alcançado, e aqueles que a possuem acabam por perder partes interessantes da vida...

    ResponderExcluir
  12. Taí algo que deveríamos ter mais cuidado e usar com sabedoria!
    belo post!
    ;D

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/