Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Há humorista melhor que João Henrique ?



Ainda estava aqui no meu minuto de ócio, absorto em mil bobagens até que contaram uma piada na rádio, me fazendo cair na mais profunda gargalhada, o locutor concentrou a ironia, abafou o riso e falou de uma vez só, lê-se “no susto” : “Em entrevista ao *Correio o prefeito de Salvador, João Henrique, disse que uma das medidas do choque de ordem, que vêm instalando na cidade, é prender também aqueles que usarem a rua como banheiro. O prefeito diz se inspirar no que já acontece na cidade do Rio de Janeiro, onde mais de 400 pessoas já foram presas pela má ação.”
Não deve ser novidade alguma para vocês, queridos leitores, que em Salvador uma boa parte da população sustenta esse mau hábito de urinar na rua como quem anda de samba canção em casa depois de um bom banho, as mulheres que não fogem a regra, só não se comparam aos homens porque só se realiza um carnaval por ano, verdade seja dita, certo?



Quando as pessoas abrem a boca para falar por falar, o benefício da palavra que só os seres humanos têm se compara ao latido de um cachorro morto e não pense que é absurdo!Antes de abrir o bueiro sobre Salvador/BA compreenda a epistemologia do seu contexto histórico-social. No Brasil colônia, no auge do açúcar movimentando a fábrica de capital do Mercantilismo, essa cidade foi ocupada em sua grande maioria por portugueses que já tinham sua terra natal e a vaca leiteira colonial. Por outro lado, a escravidão acrescentou muitos mais habitantes no contingente da população soteropolitana cujo maior privilégio era a carne de sertão, cachaça e pelourinho para não esquecer por um segundo sequer quem delibera e quem obedece sem pestanejar. E depois do governo geral, seria até engraçado falar do índio aqui, oras, se o português veio pra lucrar o máximo que podia e o negro insatisfeito para se submeter ao trabalho escravo e maus tratos, de onde iria nascer o zelo pela estrutura da cidade, quem cuidava?Qual era o estímulo?Quem aqui constituiu uma idade nacional definida para poder reconhecer esse espaço como terra natal?




Não é difícil associar os fatos para perceber que o costume permitiu que as pessoas se habituassem na imundice e tomassem pra si hábitos indelicados de resolver tirar a água do joelho em qualquer lugar, pegar o papelzinho da bala jogar no ônibus, no bueiro e por aí cresce uma lista de descuidos letais para à saúde pública.
Prefeito, se quiser provar que a feijoada carioca não é carioca, tudo bem.Eu posso entender, antes disso, entretanto, tapa os buracos das pistas, tira as crianças da sinaleira, reforma o modo didático das escolas públicas para depois tentar reeducar um povo que não cresceu com senso de cuidado com seu patrimônio, não prego a falta de educação de jeito algum, mas é bem melhor ser limpinho com a barriga cheia.

7 comentários:

  1. kkkkkk, tipo, Hoje em dia não, mas eu via muito esse tipo de coisa, horrível, principalmente quando se passa de carro, e se vê o cara escondendo o mau-moço no susto.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho um absurdo colocarem essa lei e não disponibilizarem banheiros públicos. No RJ acontece isso.

    É muito fácil chamar a população de mal-educada, porca, sem respeito e afins, mas resolver a situação de forma eficaz, não! Utilizasse a coesão sem tomar nenhuma medida que evitasse o problema, como banheiros públicos disponíveis e limpos, além de políticas de educação na mídia.

    A Holanda, se não me engano, tinha um problema sério de chicletes jogados no chão, até que fez uma campanha para conscientizar a população e disponibilisou inúmeras plaquinhas onde era possível colar seu chiclete. Acho que dá para ver a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Moro em salvador e vejo que a maioria do povo não é educado!!
    Infelizmente essa é a realidade, e que cada vez mais vai piorando!!

    ResponderExcluir
  4. kk
    tem q prende msm a rua não eh banheiro

    ResponderExcluir
  5. asahsashaiuhsuaihsuah
    Acho horrivel isso, e é um ato muito comum no centro de São Paulo também, as vezes você não ve o manolo lá, mas o cheiro denuncia. xP
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente,também compartilho essa visão histórica e crítica. Políticos meu caro, como sempre. Tu moras em Salvador?

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante ... =)

    Todas as "nossas" medidas atuais são tão paelativas...

    Fiquei pensando que até poderia ser solução uma ditadura qualquer de alguém de bom senso. E sim, Ditadura... Quase como os pensamentos Socialistas de muito tempo atrás, daquele socialismo científico que dizia ser necessário alguém para reprimir o comportamento atual e direcioná-lo à força para o que seria mais correto... após um tempo seria hábitual a honestidade e outros costumes e não seria mais necessário um repressor.

    E assim vai ... mas são só habitos, que mal tem? Agora tem! rs ...

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/