Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

A galinha dos ovos de ouro



Cabral, absorto no balanço contínuo das ondas do mar, inspirando de longe saudosismo dos portos lusitanos, é atingido de súbito por um dos seus tripulantes que diz :

" - Senhor, senhor! Estamos afundando! "

E mar abaixo imerge a embarcação,junto com toda corja portuguesa parasita que não teve a mesma sorte que Caramuru, cujo destino reservou em terras tupiniquins a sorte de permanecer vivo nas faces fraudulentas do filho do trovão.
Mas o que vem depois, que diabos teria acontecido se por um acaso o Brasil não fosse dominado e colonizado pelos portugueses ?
Numa inocência até infantil, alguns anos atrás, já cheguei a montar uma conjectura refletindo na nossa provável colonização através de outra nação européia, que por sua vez poderia resultar numa realidade social menos degradante do que a que temos hoje, é a partir daí que entra a história e a importância relevante de entender qual o mecanismo que ordenava o mundo quando a nossa existência era completamente indefinida.Apesar de também ter sido colônia, os EUA gozam de um padrão de vida relativamente superior aos povos do Sul, mas isso não quer dizer que sua respectiva metrópole, Inglaterra, era benevolente e cooperava para o desenvolvimento daquele povo.Além de ter desenvolvido uma colônia de povoamento, nos EUA não havia grandes atrativos econômicos para engordar os cofres mercantilistas a não ser em regiões onde predominava o trabalho escravo.A França colonizou o Haiti, a Holanda quebrou o açúcar brasileiro enquanto comandava as Antilhas Holandesas, a Espanha dominou boa parte da América do Sul e o quando esse contrato potencialmente ambicioso cessou com esses países, assim como o ocorreu com o Brasil, o que sobrou foi o retrato de uma colonização de exploração que não acrescentou em nada em nossa estrutura político-social, mas que levou ao genocídio, a dignidade de promover nossa cultura de origem, nossa riqueza, a corrupção da identidade nacional por povos dito civilizados e por fim, o atraso histórico promovido pela igreja católica buscando novos fiéis, por conta da ameaça eminente da Contra-Reforma avançando na Europa Ocidental.



Tenho convicção que nós não pedimos que chegassem navios aos montes, fincando bandeiras em nossa terra, julgando-a então como descoberta, para levar nosso Pau Brasil em troca de quinquilharias, catequizar nossos índios ignorando seus costumes, promover o genocídio, vitimizar o povo africano com o câncer da escravidão, levar nosso ouro para sustentar os luxos e os rombos financeiros provocados pelos nobres, NÃO!Com certeza nós não pedimos isso!Jamais pense que Salvador seria a Miami sul-americana caso os ingleses tivessem a sorte de chegar aqui antes dos portugueses, as nações européias queriam lucrar e crescer as nossas custas e seria outra bobabem pensar que vivemos outra realidade hoje, basta observar quem é o brasileiro e o que ele faz lá fora.Não é a toa que o Brasil já foi definido como "celeiro mundial", enquanto o mundo se moderniza e se lança num mergulho indômito rumo ao topo da Terceira Revolução Industrial, enquanto a gente planta soja para exportação, assim como era feito na época dos poderosos engenhos de açúcar.Não posso deixar de reconhecer que aos poucos alguns reparos históricos vem se estabelecendo, mas não é novidade que ainda temos uma longa cruzada para desbravar, como diz Caetano : " Será que essa minha estúpida retórica, terá que soar, terá que ouvir por mais zil anos ? "

11 comentários:

  1. vc retrato a d uma abordagen muito bom
    q prende a gnt no texto
    gostei
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Otima postagem. Diferente de qualquer outra que já li por estes blgs.
    Pena o Brasil ter sido uma colônia de exploração. Mesmo sendo colônia os EUA tinha sua terra dividida em N e S. Com isso já iniciava o desenvolvimento [pequeno] enquanto o Brasil deixava-se sugar pelos portugueses. Abraços
    [obrigado pela visita]

    ResponderExcluir
  3. Nossa, bem interessante o seu post, me fez pensar. Diferente do comum. Realmente nada mudaria, não seriamos uma Miami sulamericana, fomos uma colônia de exportação, e é essa a nossa pena.

    Enfim, gostei demasiadamente de seu blog. Vou segui-lo, continue postando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. muito interessante esse post, e as outras coisas tbm (:

    http://nenhumaalternativa.blogspot.com/
    Um blog com muita coisa interessante, onde você é quem sugere os temas a serem postados!
    Muita coisa boa, sigam, comentem e se possível divulguem!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: ótima escolha de linguagem... prende ó leitor.
    Depois: Achei que você não poderia ter sido mais pertinente e feliz na escolha do tema e nas comparações... concordo com muito do dito!
    Parabéns!
    ;D

    ResponderExcluir
  6. curti a 1ª tirinha.. xD
    retrata bem isso q vc diz no texto.. ;P

    ResponderExcluir
  7. gostei do seu blog, é educativo, e vc abrangiu um tema que me fez pensar mt, pq sendo sincera, nunca tinha parado pra pensar nisso. adorei a forma como escreve, to te seguindo!

    ResponderExcluir
  8. teu blog é muito bom!
    boas reflexões!
    Precisamos de mais pessoas assim.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  9. Mto interessante mesmo seus textos...gosto mto do seu blog..é a segunda vez que venho aki to vendo que sempre tem assuntos bons pra se ler...parabens mesmo e to te seguindoo já...

    ResponderExcluir
  10. Interessante, realmente, o Brasil poderia ser hoje umas das maiores potências mundiais, mas não somos culpa dos nosso colonizadores, que burros, não souberam ver o que eles tinha na maos, só pensavam em roubar nossas terras !

    ResponderExcluir
  11. Se o Brasil tivesse sido colonizado por outra nação a unica coisa que mudaria seria o idioma.

    ResponderExcluir

Se não leu, não comenta bobagem certo?
Obrigado o/